Sala de Bate-Papo


A Equipe do Dicas GameZer disponibiliza esta sala de bate-papo para visitantes do Blog.

QUADRO DE AVISOS


IMPORTANTE: Comentários ANÔNIMOS ou SPAM não serão publicados. Portanto escolha a opção Nome, caso não possua uma conta Google ou participante. Agradecemos a compreensão!

IMPORTANTE: Recrutamento de Novos Moderadores para Forums e Rooms aberto até 08/02/2012 - Clique Aqui!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Jogos de Computador vs. Saúde e Bem-Estar

Foto: Moleque e o PC - Autor desconhecido
Sei que alguns jogadores - os mais viciados - detestam tocar neste assunto. Desde o lançamento dos primeiros computadores pessoais, diga-se de passagem, microcomputadores, fala-se em saúde e bem-estar dos usuários. Pelo menos na história dos jogos de computador, desde o início, ouve-se falar nas vantagens e desvantagens que esta tecnologia gera.

Sobre as vantagens nem há muito o que falar, pois quem joga games de computador ficam fascinados pelos gráficos, efeitos sonoros, além é claro, aprendem palavras novas de outros idiomas e desenvolvem capacidades de raciocínio lógico e coordenação motora.

Já as desvantagens se perdem meio a tantos atrativos que os jogos têm a oferecer. Quem nunca varou a noite jogando e só foi se dar por conta quando o Sol já estava brilhando no horizonte? Essa nem é a pior das desvantagens, muitos passam mais de 10 horas sem se alimentar, outros se seguram até passar a vontade de ir ao banheiro. As consequências são claras: olheira, dor no estômago e prisão de ventre. Evidentemente esses não são os únicos males causados pelo mau comportamento.

Testei vários métodos de comportamento que melhoram a saúde e o bem-estar dos jogadores de games. E fiquei surpreso com os resultados tão imediatos. A começar pela hora despendida a jogos no computador. Agora, em período de férias, passo mais tempo jogando. Por isso os horários devem ser levados a sério e cumpridos no momento certo.

Alimentação e Hidratação
É recomendado que se faça pausas de 15 minutos a cada 1 hora. Nesta pausa é bom se hidratar (água, suco natural), principalmente no verão, e se alimentar (uma fruta fresca, duas ou três bolachas de água e sal - particularmente eu diria para passar manteiga nas bolachas, mas faz o LDL, colesterol ruim, subir, ou até mesmo margarina, mas como ela é um produto hidrogenado, e como tal possui gorduras trans que bloqueiam o HDL, colesterol bom, só nos resta "requeijão light" ...kkk).

Não pule refeições. Determine um horário para café-da-manhã, almoço, café/chá-da-tarde e janta. Por se tratar de 4 refeições importantes, elas devem ser bem distribuídas ao longo do dia. Como o dia tem 24h, mas destas, 8h são para dormir, sobram 16h para "jogar" (kkk). Sendo assim, as refeições dever ser realizadas em intervalos de 4h. Se levantar às 06:00, tome o café às 8:00, almoce às 12:00, tome o chá às 16:00 e jante às 20:00, para ir dormir às 22:00.

Alongamentos e Postura
A cada 2 horas faça alongamentos e exercícios de relaxamento principalmente nas mãos, costas e pernas. Para isso, o intervalo deve ser maior, de 30 minutos, e pode ser estendido caso necessário. Com isso evita-se a LER (Lesão por Esforço Repetitivo), que são vistas como um dos males de nosso tempo.


Não adianta ter uma cadeira adequada, uma mesa adequada, teclado e mouse ergonômicos, se sua postura não for a melhor possível.


Hora de Dormir
E não fure o horário de dormir. Em média, o corpo precisa de 8 horas para descansar. Das 22:00 às 06:00 é o melhor horário para isso, no entanto é possível arrastar o início para 23:00, 00:00, 01:00, no máximo, para não perder o período do dia, já que o organismo do ser humano é diurno. Ao acordar o corpo estará bem descansado, não sentirá dores ou desconforto.

Seguindo o que foi postado aqui será possível jogar sem prejudicar a qualidade de vida, pois ela não é como um jogo que poder ser reiniciado. Mas se mesmo seguindo as recomendações acima o mal-estar persistir, procure um médico.

Equipe Dicas GameZer pensando o melhor para você!

0 comentários:

Postar um comentário

Usar Nome (URL é opcional), sem spam ou anonimato

(Regras) - Todos os Comentário são moderados

 
Ir ao Topo da Página Ir à Página Inicial Ir ao Fim da Página